Campanhas

Campanha Calce os Sapatos dos Refugiados


O II Seminário Cátedra Sérgio Vieira de Mello promoverá a campanha Calce os Sapatos dos Refugiados – uma campanha latino-americana que busca diminuir a discriminação aos refugiados, por meio da disseminação de informações voltadas ao refúgio e a realização de uma dinâmica interativa direta com o público.


A dinâmica consiste na criação de um ambiente no qual serão expostos sapatos de refugiados para que o público possa calçá-los e experimentar estar mais próximos da sua realidade, de forma a demonstrar o fato de que um refugiado é uma pessoa comum que, devido a certas circunstâncias, se vê na necessidade de fugir de seu país de origem/nacionalidade para sobreviver. A interatividade também será composta pela tomada e exposição de fotografias dos participantes.


A Campanha, no evento, será executada por integrantes do NUARES (Núcleo de Apoio aos Refugiados no Espírito Santo), os quais também estarão repassando informações sobre a definição e quem pode ser considerado refugiado.

Para mais informações quanto a campanha, acessehttp://www.ensuszapatos.org/


Vídeo da Campanha - "Calce os Sapatos dos Refugiados"






Evento Tenda

O Evento Tenda será uma exposição promovida durante o II Seminário Cátedra Sérgio Vieira de Mello no qual serão apresentados materiais utilizados por refugiados localizados em campos de refugiados. O ambiente terá uma tenda montada, além de utensílios e equipamentos básicos para a sobrevivência das pessoas que, sem aviso prévio, se encontram na condição vulnerável de fuga e forçadamente atravessam sua fronteira nacional e instalam-se em campos de refugiados.

Além da visualização proporcionada pelo ambiente sobre a realidade de refugiados em campos, integrantes do NUARES (Núcleo de Apoio aos Refugiados no Espírito Santo) estarão presentes para repassar dados e informações sobre esse tipo de migração forçada.

A dinâmica busca, acima de tudo, enriquecer o conhecimento do público sobre o refúgio.

Exemplos de Campos de Refugiados onde o ACNUR atua para atender a crescente necessidade de abrigo